express

Novas tabelas de IRS aplicáveis à Madeira para o 1º semestre de 2023

3dmicro

O Despacho nº 53/2023, de 30 de janeiro, republicou as tabelas de retenção na fonte de IRS para a Região Autónoma da Madeira (tabelas I, II, III). Estas tabelas são aplicáveis aos rendimentos do trabalho dependente auferidos por titulares residentes na Madeira pagos ou colocados à disposição a partir de 01/01/2023.

Neste sentido, a PRIMAVERA informa que devem ser atualizadas as tabelas de retenção na fonte de IRS para a Madeira antes de efetuar o processamento de janeiro.

Processamentos de janeiro já efetuados

Nos cenários em que o processamento dos rendimentos foi efetuado antes da entrada em vigor deste diploma (31/01/2023) e o pagamento ou a colocação à disposição foi realizado a partir desta data, as entidades devedoras ou pagadoras devem proceder aos acertos decorrentes da aplicação das novas tabelas até final do mês de fevereiro.

Nesta situação, para efetuar os acertos de IRS (quando aplicável) estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

  • Processamento de retroativos na versão 10 (ver artigo)
  • Processamento de retroativos na versão 9.15 (ver artigo)
  • Cálculo de diferenças de IRS na versão 9.20 (ver artigo)

Ressalva-se que, nas versões 9.15 e 10.0, se o sistema de processamento PPR (Período de Processamento de Referênciaestiver ativo e caso o processamento de janeiro tenha sido efetuado antes da atualização para as novas tabelas, os acertos de IRS serão calculados automaticamente no primeiro processamento após a atualização das tabelas. Assim, não é necessário efetuar o processamento de retroativos desde que as tabelas sejam atualizadas.

Como Atualizar

Para obter as novas tabelas de retenção na fonte, é possível inseri-las diretamente no ERP através do seguinte ficheiro: TabelasMadeira (download).

Alternativamente, poderá utilizar Serviço de Atualização de Dados (Data Update) para que esta atualização seja totalmente automática. Para conhecer em detalhe este serviço, sugere-se a consulta do artigo de apoio de acordo com a versão do produto:

Categories: Primavera

TP INFO | Geral – Indisponibilidade nos serviços da Autoridade Tributária

3dmicro

A Autoridade Tributária publicou hoje uma notificação sobre a indisponibilidade dos serviços do e-Fatura amanhã, dia 03/02/2023, previsivelmente no período compreendido entre as 12h30 e as 14h00.

Considerando o histórico recente de indisponibilidades, é difícil perceber quais os serviços que irão ser afetados, nomeadamente, se o serviço de comunicação de documentos de transporte será afetado.

Neste contexto, a PRIMAVERA alerta para a possibilidade de diversas funcionalidades dos nossos produtos estarem comprometidas neste período. Estamos a acompanhar a evolução desta indisponibilidade para garantir uma resposta célere a eventuais alterações no comportamento dos serviços.

Categories: Primavera

Novas funcionalidades para suportar as obrigações legais para 2023

3dmicro

A PRIMAVERA tem disponibilizado nas últimas semanas um conjunto de funcionalidades e melhorias gerais para dar resposta às obrigações legais que entram em vigor em 2023 (ver comunicação).

Neste sentido, e para continuar a dotar a solução de RHP de todas as ferramentas necessárias, está disponível uma nova versão que contempla as seguintes novidades:

Trabalho suplementar com taxa de IRS reduzida

v10 | v9

O Orçamento do Estado para 2023 aditou o nº 10 ao artº 99º-C do Código do IRS, em que refere que “a taxa de retenção autónoma a aplicar à remuneração referente a trabalho suplementar, nos termos do disposto nos números 5 e 8, é reduzida em 50% a partir da 101.ª hora, inclusive.”

Ou seja, a partir da 101ª hora de trabalho suplementar (inclusive) prestada em cada ano civil, deve ser aplicada a taxa que lhe caberia (taxa do processamento salarial de cada período) reduzida em 50%.

Esta medida entrou em vigor a 01/01/2023.

Para saber em pormenor como aplicar este regime no ERP, sugere-se a consulta do artigo de apoio disponível no Help Center V10.

Nova estrutura do ficheiro para submissão eletrónica da DMR

v10 | v9 | v9.20

A Portaria nº 307/2022, de 27 de dezembro, publicou a nova estrutura da DMR para o ano de 2023 com efeitos a 01/01/2023, ajustando-a às novas realidades entre as quais as alterações ligadas ao artigo 12º-A do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados, relativo ao justo impedimento de curta duração.

Esta nova versão do ficheiro da DMR é aplicável para entregas a partir de 01/02/2023. Desta forma, a nova estrutura do ficheiro para a submissão eletrónica já está disponível no PRIMAVERA Fiscal Reporting, devidamente ajustada às alterações relativas ao regime de Justo Impedimento.

Para saber mais pormenores, sugere-se a consulta da secção Incluir Justo Impedimento da documentação de ajuda.

Valor do IAS considerado no apuramento do Abono de Família

v10 | v9.20

De acordo com a Segurança Social, no mesmo ano de pagamento do abono de família, o valor do IAS a ser considerado e os rendimentos relevantes para apurar o escalão para o abono de família e apoios conexos podem variar dependendo se o Abono já era atribuído ou se são novos requerimentos.

Nesse sentido, os procedimentos a seguir no ERP para calcular o Abono de Família são diferentes consoante o cenário. Para saber em pormenor estes procedimentos, sugere-se a consulta do artigo de apoio disponível no Help Center v10.

Novas Tabelas de Retenção na Fonte em sede de IRS (Portugal Continental)

v10 | v9 | v9.20

O Despacho n.º 1296-B/2023, de 25 de janeiro, republicou as tabelas de retenção na fonte de IRS para Portugal Continental (tabelas I, II, III). Estas tabelas são aplicáveis aos rendimentos do trabalho dependente auferidos por titulares residentes no Continente pagos ou colocados à disposição a partir de 01/01/2023.

Deste modo, é necessário atualizar estas tabelas no ERP depois de fechar o processamento de dezembro e antes de efetuar o processamento de janeiro. Se o processamento para o período de janeiro de 2023 já foi realizado, é necessário anulá-lo e voltar a efetuar o processamento para que seja calculada a retenção na fonte de acordo com as novas taxas.

Como Atualizar

Para aceder a estas novidades, é necessário efetuar os seguintes procedimentos:

  1. Trabalho suplementar com taxa de IRS reduzida

De acordo com a linha do produto, é necessário garantir atualização do módulo de RHP para uma versão igual ou superior:

  • V10 – 0010.4564
  • V9 – 1510.1501
  1. Nova estrutura do ficheiro DMR

É necessário atualizar o Modelo DMR para versão 8.0001.1075 no PRIMAVERA Fiscal Reporting, assim como atualizar os cenários para o ano de 2023 (ver artigo de apoio).

De ressalvar que, apesar da disponibilização da nova versão da estrutura da DMR, o Portal das Finanças irá continuar a aceitar a versão anterior, procedendo de forma automática à sua conversão para a nova estrutura. Assim, caso o pretendam, as entidades podem continuar a enviar a DMR no formato anterior como o fizeram para a entrega destas Declarações antes de 01/01/2023.

  1. 3. Novas Tabelas de Retenção na Fonte 

Para obter as novas tabelas de retenção na fonte, é possível inseri-las diretamente no ERP através do seguinte ficheiro: Tabelas Continente (download).

Alternativamente, poderá utilizar Serviço de Atualização de Dados (Data Update) para que esta atualização seja totalmente automática. Para conhecer em detalhe este serviço, sugere-se a consulta do artigo de apoio de acordo com a versão do produto:

Documentação de Ajuda

Para saber mais sobre estes temas, sugere-se a consulta dos seguintes artigos:

Categories: Primavera

Tabelas de Retenção na Fonte, atualização do IAS e da RMMG

3dmicro

A PRIMAVERA está a trabalhar para dotar a solução de Recursos Humanos de todas as ferramentas e funcionalidades necessárias para responder às alterações legais que irão entrar em vigor em 2023, nomeadamente decorrentes da aprovação do Orçamento de Estado.

Neste sentido, está disponível uma nova versão do módulo de RHP para garantir o cumprimento dos seguintes diplomas:

Atualização do Valor do Indexante dos Apoios Sociais

De acordo com a Portaria nº 298/2022, de 16 de dezembro, o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) foi atualizado para 480,43 € a partir de 01/01/2023. Esta alteração é apenas aplicável ao setor público.

Atualização da RMMG

Com a publicação do Decreto-Lei nº 85-A/2022, de 22 de dezembro, o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG) foi atualizado para 2023, fixando-a em 760,00 €. Assim, devem ser atualizados os vencimentos dos funcionários de acordo com o valor da RMMG.

Para saber como atualizar este valor no ERP, sugere-se a consulta do artigo de apoio disponível no HC V10. Para facilitar a leitura do artigo, este foi disponibilizado no Help Center v10 para todos os utilizadores que tenham as versões 9.15 ou 9.20PS.

Novas Tabelas de Retenção na Fonte em sede de IRS

Na sequência da publicação do Despacho nº 14043-A/2022, de 5 de dezembro, estão agora disponíveis as novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS aplicáveis aos rendimentos de trabalho dependente auferidos por titulares residentes em Portugal Continental, pagos ou colocados à disposição a partir de 01/01/2023 até 30/06/2023, inclusive.

Deste modo, é necessário atualizar estas tabelas no ERP depois de fechar o processamento de dezembroantes de efetuar o processamento de janeiro. Se o processamento para o período de janeiro de 2023 já foi realizado, é necessário anulá-lo e voltar a efetuar o processamento para que seja calculada a retenção na fonte de acordo com as novas taxas.

Como Atualizar

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS, o IAS (exclusivamente para o setor público) e a RMMG de duas formas:

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas, do valor do IAS e da RMMG é totalmente automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo de apoio de acordo com a versão do produto:

  1. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção, os novos valores do IAS e da RMMG para o Continente e Açores no ERP através dos seguintes ficheiros, de acordo com a versão do produto:

  • Ficheiro Alterações Legais da v10 (download).

Ficheiro Alterações Legais da v9.20 PS (download)
Tabelas IRS v9 (importação pelo administrador) (download)

Documentação de Apoio

Para saber em pormenor estas funcionalidades, sugere-se a consulta dos seguintes conteúdos de apoio:

Categories: Primavera

ATCUD – Comunicação de séries

3dmicro

Informa-se os nossos clientes que a Primavera já disponibilizou a atualização para a comunicação de séries/ATCUD para as versões Starter,V9 e V10 se tiver o modulo de vendas com as versões:
STARTER/V9:
Plataforma 9.1510.1258
Base 9.1510.1213
Logistica e Tesouraria 9.1510.2262

V10.10:
Versão SR7 10.0010.4XXX
Licenciamento V10
A funcionalidade de comunicação de séries à AT exige licenciamento mínimo 10.01 (atualizado em novembro de 2021) nos módulos de vendas, compras e contas correntes.

Entre em contacto com a 3DMicro para ser efetuada a atualização!

Categories: Primavera

Novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS (Madeira)

3dmicro

Na sequência da publicação do Despacho n.º 277/2022, de 28 de julho, a PRIMAVERA disponibilizou as novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS aplicável aos rendimentos de trabalho dependente e de pensões auferidos por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira, pagos ou colocados à disposição a partir de  01/07/2022, designadamente: 

  • Tabela I (Não casado)
  • Tabela III (Casado, dois titulares)
  • Tabela VII (Pensões)

Assim, é necessário atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS antes de efetuar o processamento de julho ou de agosto, caso o processamento de julho já tenha sido realizado. Neste sentido, devem também ser consideradas as regras relativas aos processamentos, pagamentos e acertos derivadas da aprovação das novas tabelas.   

Relembramos que para efetuar os acertos de IRS (quando aplicável) nas versões 9.15 e 10, deve utilizar as seguintes funcionalidades:  

  • Processamento de retroativos na versão 9.15 (ver artigo); 
  • Processamento de retroativos na versão 10 (ver artigo). 

Ressalva-se que, se o sistema de processamento PPR (Período de Processamento de Referência) estiver ativo e se o processamento de julho tiver sido efetuado antes da atualização para as novas tabelas, os acertos de IRS serão calculados de forma automática no processamento de agosto (sem necessidade de realização de processamento de retroativos) desde que, entretanto, tenha sido assegurada a atualização das tabelas.   

Considerações Técnicas 

Na versão 9.20 do ERP Public Sector não está incluída a funcionalidade de data de aplicabilidade relativa às tabelas de IRS, estando apenas disponível o ano dessas mesmas tabelas. Ou seja, nesta versão não é possível ter tabelas distintas aplicadas a diferentes períodos do mesmo ano. 

Se for necessário reprocessar o período de julho de 2022, será necessário indicar na ficha do funcionário uma taxa fixa de IRS aplicável ao colaborador abrangido que reflita a taxa em vigor neste mês. 

Como Atualizar 

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS de três formas: 

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção está disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo Como instalar atualizações através do Data Update?

  1. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através dos seguintes ficheiros, de acordo com a versão do produto: 

  • Tabelas IRS Madeira v9 e v10 (download);
  • Tabelas IRS Madeira 9.20 PS (download).
  1. Utilitário de apoio

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir este executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído. 

Categories: Primavera

Retificação do Despacho Legal relativo às tabelas de IRS (Tabela III)

3dmicro

A Declaração de Retificação nº 629-A/2022, de 14 de julho, veio retificar o Despacho nº 8564-A/2022, de 12 de julho, republicando as tabelas de IRS, nomeadamente a Tabela III – trabalho dependente, casado dois titulares – , para residentes em Portugal Continental relativamente a rendimentos pagos ou colocados à disposição a partir de 01/07/2022.

Neste sentido, a Tabela III disponibilizada e comunicada ontem pela PRIMAVERA ficou desatualizada face às novas alterações previstas na Declaração de Retificação.

No entanto, a PRIMAVERA informa que está já disponibilizou a nova Tabela III e, por isso, é necessário atualizá-la no ERP depois de fechar o processamento de junho e antes de efetuar o processamento de julho.

Se o processamento para o período de julho 2022 já foi realizado, é necessário anulá-lo e voltar a efetuar o processamento para que seja calculada a retenção na fonte de acordo com as novas taxas.

Considerações Técnicas

Na versão 9.20 do ERP Public Sector não está incluída a funcionalidade de data de aplicabilidade relativa às tabelas de IRS, estando apenas disponível o ano dessas mesmas tabelas. Ou seja, nesta versão não é possível ter tabelas distintas aplicadas a diferentes períodos do mesmo ano.

Se por algum motivo for necessário reprocessar os períodos anteriores a julho de 2022, serão aplicadas as tabelas que entraram em vigor a 01/07/2022. Alternativamente, e apenas para tratar este cenário específico, é possível indicar na ficha do funcionário uma taxa fixa de IRS aplicável ao colaborador abrangido que reflita a taxa em vigor nestes meses.

Como Atualizar

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS de três formas:

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção está disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo Como instalar atualizações através do Data Update?.

  1. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através dos seguintes ficheiros, de acordo com a versão do produto:

  • Tabelas IRS Continente v9 e v10 (download)
  • Tabelas IRS Continente 9.20 PS (download)
  1. Utilitário de apoio

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir este executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído.

Categories: Primavera

Novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS (Continente) para Julho em diante

3dmicro

Na sequência da publicação do Despacho nº 8564-A/2022, de 12 de julho, a PRIMAVERA disponibilizou as novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS aplicável aos rendimentos de trabalho dependente auferidos por titulares residentes em Portugal Continental, pagos ou colocados à disposição a partir de 01/07/2022, designadamente:

  • Tabela I (não casado)
  • Tabela III (Casado, dois titulares)

Neste sentido, é necessário atualizar estas tabelas no ERP depois de fechar o processamento de junho e antes de efetuar o processamento de julho. Se o processamento para o período de julho 2022 já foi realizado, é necessário anulá-lo e voltar a efetuar o processamento para que seja calculada a retenção na fonte de acordo com as novas taxas.

Considerações Técnicas

Na versão 9.20 do ERP Public Sector não está incluída a funcionalidade de data de aplicabilidade relativa às tabelas de IRS, estando apenas disponível o ano dessas mesmas tabelas. Ou seja, nesta versão não é possível ter tabelas distintas aplicadas a diferentes períodos do mesmo ano.

Se por algum motivo for necessário reprocessar os períodos anteriores a julho de 2022, serão aplicadas as tabelas que entraram em vigor a 01/07/2022. Alternativamente, e apenas para tratar este cenário específico, é possível indicar na ficha do funcionário uma taxa fixa de IRS aplicável ao colaborador abrangido que reflita a taxa em vigor nestes meses.

Como Atualizar

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS de três formas:

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção está disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo Como instalar atualizações através do Data Update?.

2- Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através dos seguintes ficheiros, de acordo com a versão do produto:

  • Tabelas IRS Continente v9 e v10 (download). (clicar com o botão direito do rato e fazer guardar como, e depois clicar em mantar ficheiros no google chrome) mudar depois extensão do ficheiro de .sql para .irs
  • Tabelas IRS Continente 9.20 PS (download).(clicar com o botão direito do rato e fazer guardar como, e depois clicar em mantar ficheiros no google chrome) mudar depois extensão do ficheiro de .sql para .irs
  1. Utilitário de apoio

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir este executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído.

Categories: Primavera

Nova tabela de retenção em sede de IRS aplicável aos Açores (Pensões)

3dmicro

Na sequência da publicação do Despacho nº 7870-D/2022, de 27 de junho, a PRIMAVERA disponibilizou a nova tabela de retenção na fonte em sede de IRS aplicável aos rendimentos de pensões auferidos por titulares residentes na Região Autónoma dos Açores, pagos ou colocados à disposição a partir de 01/07/2022.

Neste sentido, é necessário atualizar esta tabela no ERP depois de fechar o processamento de junho e antes de efetuar o processamento de julho, caso existam colaboradores cuja tabela VII-Pensões é aplicável.

Considerações Técnicas

Na versão 9.20 do ERP Public Sector não está incluída a funcionalidade de data de aplicabilidade relativa às tabelas de IRS, estando apenas disponível o ano dessas mesmas tabelas. Ou seja, nesta versão não é possível ter tabelas distintas aplicadas a diferentes períodos do mesmo ano.

Se por algum motivo for necessário reprocessar os períodos anteriores a julho de 2022, serão aplicadas as tabelas que entraram em vigor a 01/07/2022. Alternativamente, e apenas para tratar este cenário específico, é possível indicar na ficha do funcionário uma taxa fixa de IRS aplicável ao colaborador abrangido que reflita a taxa em vigor nestes meses.

Como Atualizar

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS de três formas:

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção está disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo Como instalar atualizações através do Data Update?.

  1. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através dos seguintes ficheiros, de acordo com a versão do produto:

  • Tabelas IRS Açores v9 e v10 (download).
  • Tabelas IRS Açores 9.20 PS (download).
  1. Utilitário de apoio

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir este executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído.

Categories: Primavera

Nova tabela de retenção em sede de IRS (Pensões)

3dmicro

Na sequência da publicação do Despacho nº 7870-E/2022, de 27 de junho, a PRIMAVERA disponibilizou a nova tabela de retenção na fonte em sede de IRS aplicável aos rendimentos de pensões auferidos por titulares residentes em Portugal Continental, pagos ou colocados à disposição a partir de 01/07/2022.

Neste sentido, é necessário atualizar esta tabela no ERP depois de fechar o processamento de junho e antes de efetuar o processamento de julho, caso existam colaboradores cuja tabela VII-Pensões é aplicável.

Considerações técnicas

Na versão 9.20 do ERP Public Sector não está incluída a funcionalidade de data de aplicabilidade relativa às tabelas de IRS, estando apenas disponível o ano dessas mesmas tabelas. Ou seja, nesta versão não é possível ter tabelas distintas aplicadas a diferentes períodos do mesmo ano.

Se por algum motivo for necessário reprocessar os períodos anteriores a julho de 2022, serão aplicadas as tabelas que entraram em vigor a 01/07/2022. Alternativamente, e apenas para tratar este cenário específico, é possível indicar na ficha do funcionário uma taxa fixa de IRS aplicável ao colaborador abrangido que reflita a taxa em vigor nestes meses.

Como Atualizar

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS de três formas:

  1. Serviço de Atualização de Dados (Data Update)

Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção está disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe o Data Update, sugere-se a consulta do artigo Como instalar atualizações através do Data Update?.

  1. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através do seguinte ficheiro: TabIRS2022PTC (download).

  1. Utilitário de apoio

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir este executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído.

Categories: Primavera
3dmicro Informática, lda

3dmicro Informática, lda